Dicas de Saúde – Conheça os Benefícios da Caminhada

Dicas de saude

Conheça os Benefícios da Caminhada

Esse artigo foi escrito para você que deseja receber algumas dicas de saúde.

Um dos exercícios mais práticos e fáceis de fazer é também um dos que mais apresentam benefícios à saúde. Podendo ser praticada a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, andar não exige habilidades esportivas avançadas.

Para quem é sedentário e está hesitante em começar um exercício físico, a caminhada pode ser de grande ajuda. Dez minutos do exercício por dia pode causar uma grande mudança no organismo em questão de semanas.

Melhora a Mente

Caminhar é algo tão fantástico que até o cérebro pode ser beneficiado com a atividade. Separar um tempo para andar proporciona à sua mente uma melhora quanto à memória e à concentração.

Quando caminhamos o nosso cérebro recebe mais informações e deixa a mente mais atenta ao tudo que a cerca. Assim ficamos atentos e respondemos cada vez mais aos estímulos visuais, sonoros ou olfativos.

brain-evolution-orig-crop-1

Melhora a Respiração

A caminhada, quando se torna frequente, proporciona uma melhora significativa no sistema respiratório. Uma vez que vai circular mais ar nos pulmões. Desta forma, as impurezas saíram com mais frequência do pulmão, evitando as doenças respiratórias.

Inflamações como bronquite e asma podem ser evitadas e até tratadas com a caminhada, tudo aconselhado e acompanhado por um médico. Dependendo da gravidade, ela pode até substituir alguns medicamentos.

Dicas de Saúde

Evita e Trata a Depressão

Um dos problemas psicológicos mais perigosos e que afeta grande parte da população brasileira pode ser ajudado pela caminhada. Quando caminhamos o organismo libera a endorfina, deixando nosso corpo relaxado e animado.

Como caminhar pode se tornar um vício benéfico, a endorfina será sempre liberada deixando o corpo em melhores condições. Por isso, evita que problemas como a depressão atinjam a pessoa que caminha.

Além disso, pacientes com depressão acabam se “viciando” na caminhada, já que a endorfina proporciona a eles momentos de paz e ânimo. Devido a isso é uma ótima forma de tratar o problema.

2015-09-03-oscarkeys-barnimages-001

Afasta a Osteoporose

A movimentação dos ossos, proporcionado pela caminhada, estimula a absorção de substâncias importantes para o nosso esqueleto. Desta forma os ossos absorvem o cálcio, principal substancia necessária para evitar a osteoporose.

As pessoas que estão adentrando a terceira idade ou que já estão nela têm na caminhada um forte aliado. Nesta fase da vida, há perda de massa óssea e isso facilita o aparecimento da osteoporose.

Para reverter o quadro ou fortalecer os ossos, uma boa caminhada pode ser a opção mais efetiva.